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Autor: Da Redação em quarta-feira, 14 de abril de 2010

por Marjorie Dias
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A empresa Wallenius Wilhelmsen é especialista em transporte marítimo, fluvial e movimentação de cargas de projetos complexos, tais como vagões, geradores, equipamentos de mineração, automóveis e iates. Um novo projeto, iniciado em 2004, está movimentando esta empresa que transporta 3 milhões de automóveis a cada ano.

Preocupados com a questão ambiental que está movimentando o mundo, a Wallenius acredita que o futuro da indústria naval está na utilização de fontes de energia que já estão disponíveis no mar: a energia do sol, vento e ondas. Assim criou um navio politicamente correto, que não agride o meio ambiente e há uma economia de até 40% em seus gastos. O E/S Orcelle, nome na língua francesa de um golfinho que está em extinção, é um navio que não dispersa nenhum tipo de gás na atmosfera ou no oceano.

Usa-se fontes de energias renováveis e células combustível , energia eólica, solar e energia das ondas para a propulsão do navio, que não necessitam de óleo ou água de lastro.

A água de lastro, uma das grandes ameaças dos oceanos, tem por objetivo aumentar ou diminuir o calado do navio durante a navegação para garantir sua segurança operacional. Além disso, durante a viagem o navio consome combustível e água. Assim, ocorre uma diminuição do seu peso bruto que consiste em redução do seu calado carregado, permitindo que o leme e parte da hélice fiquem fora d’água prejudicando a manobrabilidade e governo do navio.

O design avançado tem capacidade para carros e outros bens mais eficientes que os navios convencionais. Os materiais utilizados na construção, em sua maioria, são alumínio e materiais termoplásticos, que são resistentes e de fácil manutenção.

A energia solar é utilizada através de painéis fotovoltaicos processo de conversão direta da radiação solar em corrente elétrica contínua, localizados na vela do navio.

Quando as velas não estiverem em uso para propulsão dos ventos, a vela pode ser inclinada e direcionada para a máxima coleta da energia solar. Assim, a energia solar será então transformada em eletricidade para uso imediato ou para armazenamento.

A energia eólica será usada para propulsão através de três velas construídas com um leve material. As ondas do mar também serão fundamentais e podem ser transformadas em diferentes tipos de energia como hidrogênio, eletricidade e energia mecânica. Além disso, a energia do movimento das barbatanas pode ser aproveitada para gerar energia hidráulica que pode ser utilizada imediatamente ou armazenada.

Outro promissor sistema de armazenamento de energia mecânica, como volantes, estão sendo desenvolvidos. 





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